Textos de mini cursos


Primeira menstruação
Os primeiros sintomas começam mais ou menos com nove anos com essa idade já começam alguns dos sintomas.
A menstruação começa entre nove a quatorze anos e nesse período que começa os sintomas como os seios começam a crescer e os pêlos começarem a nascer nas regiões pubianas e axilares.
Cada pessoa tem a hora certa para que tudo isso aconteça, tem meninas que demoram mais e outras não, isso não é algo que tenha com que se preocupar não significa uma alteração endócrinas é natural que isso aconteça.
As mães devem conversar com as filhas a respeito da primeira menstruação não de modo a deixar as meninas assustadas com a situação falando da dor que vão sentir, mas sim explicar que isso é natural da mulher que a menstruação é algo fisiológico onde começa com a primeira menstruação e termina na menopausa.
Mas afinal o que é a menstruação? É quando o corpo se prepara para engravidar, todo mês ele sofre essa mudança, os óvulos se desprendem do folículo onde ficam armazenados, esperando para serem fertilizados, se isso não ocorre esses óvulos se desintegra, formando o fluxo menstrual. É como se estivessem fazendo uma limpeza no seu útero, os óvulos que não foram usados, tem que sair de lá.
A menstruação pode durar de 1 a 7 dias, ela ocorre em intervalos de 28 e 28 dias, isso não é regular na maioria das mulheres não é certo esse intervalo. Algumas meninas quando começa a menstruação pode ser um pouco irregular, às vezes desce um mês e outro não.
Se isso ocorrer é bom procurar um ginecologista de sua confiança para verificar se o que está ocorrendo é normal ou precisa ser tratado.

Sintomas da menstruação

Do mesmo modo que as mulheres sofrem com a TPM, as meninas podem ocorrer alguns desses sintomas, por exemplo: irritabilidade, choro fácil, depressão, dores de cabeça. A menina pode ter cólicas são dores que podem ser leves ou muito fortes, essas dores são normais.
É uma fase que indica que a menina está indo para a vida adulta é uma mudança significativa para a vida dela onde ela esta começando a se transformar e se preparar para no futuro ser mãe.
É onde também ela começa a se preparar para a vida sexual, seu corpo esta se transformando e sua mentalidade de alguma forma também. Isso as obriga a pensar como vão se prevenir a gravidez e as DST no futuro. 

Um comentário: