História





A E.E.PROFª. Vera Campagnani encontra-se localizada no núcleo residencial Jardim Redentor na Zona Leste da cidade de Bauru, próximo ao Cemitério do Jardim Redentor, do Posto de Saúde e Distrito Industrial.   Distante do centro da cidade em aproximadamente 4 km, com infraestrutura completa, dispondo de estabelecimentos comerciais como: lojas, supermercados, bares, lanchonetes, padarias, posto de combustíveis, posto de saúde, creche, Associação de Moradores e outros. É servida por várias linhas de ônibus, em diversos horários, pois está situada entre vias de grande fluxo como a Avenida Rodrigues Alves e a Avenida Cruzeiras do Sul. O bairro também possui um Centro Comunitário e uma base da Policia Militar. Na Escola atua uma Dentista, uma Merendeira mantida pela Prefeitura Municipal e Estagiário dos Cursos de Psicologia, Matemática, Letras e Artes da Faculdade UNESP e USC.


HISTÓRIA DA E.E. PROFESSORA VERA CAMPAGNANI

                            Nossa escola foi criada em 30/11/1967, pelo Decreto nº 17.688/47 e publicado no D.O do dia 21/12/1967, instalada inicialmente a Rua São João com o nome de Grupo Escolar do Jardim Redentor.                             Em 06 de Fevereiro de 1968, através da lei 10.050, o Grupo Escolar do Jardim Redentor, passou a denominar-se Grupo Escolar “Professora Vera Campganani” D.O. 07/02/1968.                                   Com a reestruturação da Rede Física pela Resolução S.E. nº  16 de 22 de Janeiro de 1976 – D. O 23 de Janeiro de 1976 – passou  a denominar-se EEPG Professora Vera Campagnani.
                                   Hoje a escola tem a denominação de Escola Estadual Professora Vera Campagnani, esta localizada na Rua São Valentin 3-30, no Jardim Redentor, atendendo alunos do Ensino Fundamental ciclo II e  Ensino Médio.  


PATRONESSE DA E.E. PROFESSORA VERA CAMPAGNANI

                           VERA CAMPAGNANI, nasceu em Paraisopolis, Minas Gerais em 26 de Novembro de 1919, filha de Oscar Campagnani e de Rita Lopes Campagnani. Diplomou-se normalista pela Escola Normal “Guedes de Azevedo” em 1940 e iniciou no Magistério Público Oficial em 1945, lecionando primeiramente na Escola Mista do Bairro da Roça Grande no município de Garça. Removeu-se posteriormente, para os sete Grupos Escolar, hoje por sua sugestão, denominado E.E. Profª. Mercedes Paes Bueno. Nessa época também foi professora e depois diretora da Escola Paroquial Santa Maria. Em 1954, foi nomeada por concurso, diretora do Grupo Escolar de Lupercio, dirigindo posteriormente os Grupos de Cabrália Paulista e o Joaquim Rodrigues Madureira no Parque Vista Alegre em Bauru. Sempre se preocupando com o aperfeiçoamento cultural, em 1963, começou o curso de administração escolar no Instituto de Educação Ernesto Monte. Em 1965, formou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus, hoje USC. Faleceu nessa cidade, no dia 4 de outubro de 1967 com 47 anos de idade, como diretora do Grupo Escolar Joaquim Rodrigues Madureira.

3 comentários:

  1. Boa Noite.

    Estou eu aqui em minha casa em Campinas SP visualizando e-mails e veio em minha mente procurar a Historia da escola onde comecei os
    meus estudos com 07 anos e hoje com 48, formado em Administração de Empresa - Comércio Exterior, hoje trabalho na área financeira de uma empresa, o tempo passa e a saudade não, me lembro da Professora Dona Terezinha, Dona Godoy as que me lembro e marcaram minha vida e também me lembro dos amigos que se perderam no tempo, faz tempo que não vou em Bauru, ainda tenho parentes aí, tenho vontade de voltar a ver a escola onde minha vida realmente começou. Espero que os alunos de hoje aproveitem e façam a diferença, que eles se lembrem que já passaram muita gente legal por essa escola e eu tenho orgulho de falhar que fui uma dessas pessoas um grande abraço.
    Att,
    José Henrique Viero - é só procurar nos registros que me nome estará aí.

    ResponderExcluir
  2. Quanta saudades,estudei ainda quando o grupo escolar era de madeira,na rua são João em 1969 à 1973.Saudades das professoras dona Joana,Zilda,Luzia,Gracinda,da diretora dona Maria Inês e do inspetor de alunos seu manoel(tempo que puxão de orelha e beliscão não matava ninguém).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi colega, tudo bem com vocês.
      Eu também tive o prazer de estudar no Grupâo do Redentor.
      Sim tudo que aconteceu e falou é verdade. Que saudade, Dn Inês Dn Doroti................
      Muito emocionante.lem bro de muito s.
      .

      Excluir